O que é Residência Médica e como funciona o processo seletivo?

Fechar

Matérias Relacionadas

Quais áreas da medicina possuem melhores salários

Clique e leia a matéria completa

O que é necessário para ter um CRM médico?

Clique e leia a matéria completa

Saiba como escolher a seu Residência Médica

Clique e leia a matéria completa
22 de setembro, 2016
10
0

O que é Residência Médica?
O programa tem intuito de preparar os futuros médicos para o exercício da profissão com o mais elevado grau de excelência. Durante a especialização, os estudantes acompanham casos reais, adquirindo experiência e conhecimentos técnico-científicos essenciais para atuar no mercado.

Essa nomenclatura se refere a uma modalidade de pós-graduação na forma de curso de especialização para médicos. A Residência é realizada dentro das principais instituições médicas do país. Consideradas como padrão ouro da especialização médica, nesse modelo de ensino, os estudantes recebem orientação direta de profissionais do mais alto nível (mestres, doutores e pós-doutores).

Como funciona o processo seletivo para a Residência Médica?
O processo seletivo para o programa é dividido em três etapas. A primeira fase corresponde à realização da prova teórica, que possui maior peso para conseguir a vaga. Nesse momento, o estudante precisa responder questões referentes a temas como clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia e medicina social. As duas etapas seguintes são referentes à análise curricular e entrevista pessoal.

Como escolher uma Residência Médica?
O sofrimento para escolher a profissão antes de prestar o vestibular, na maioria das vezes, nem se compara a decisão pela especialidade médica. Para encontrar a Residência ideal, primeiramente, é preciso entender quais as características de cada especialidade e como será a rotina de trabalho.

A escolha deve ser realizada com base em três fatores: aptidões, personalidade e características da especialidade. O ideal é encontrar uma modalidade de Residência Médica que esteja em maior consonância com o seu perfil e cujas habilidades essenciais para a realização do ofício estejam de acordo com as suas capacidades.

Como se preparar para a prova de Residência Médica?
Se você respondeu mentalmente a essa pergunta dessa forma: “enfiar a cara nos livros e estudar bastante”, está redondamente certo! Mas, devido ao nível da concorrência, apenas essa atitude pode não ser suficiente para garantir a sua vaga no programa. Por isso, oferecemos cursos preparatórios para o exame.

O grande diferencial de escolher a Medcel é a nossa inovadora metodologia de ensino: PERSONA – APRENDIZAGEM ADAPTATIVA. Com ela, o aluno passa por uma avaliaçãoe, com isso, consegue indicar os materiais específicos para sua necessidade.

Matérias mais lidas

Quais áreas da medicina possuem melhores salários

Clique e leia a matéria completa

O que é necessário para ter um CRM médico?

Clique e leia a matéria completa

Saiba como escolher a seu Residência Médica

Clique e leia a matéria completa
Av. Paulista - 1776, 2º Andar 
Cerqueira César - São Paulo - SP
+55 11 3511-6161
Horário de atendimento presencial: 
De segunda a sexta das 9:00 às 18:00