Saiba como escolher a sua Residência Médica

Fechar

Matérias Relacionadas

Quais áreas da medicina possuem melhores salários

Clique e leia a matéria completa

O que é necessário para ter um CRM médico?

Clique e leia a matéria completa

Saiba como escolher a seu Residência Médica

Clique e leia a matéria completa
22 de setembro, 2016
16
0

A Residência Médica é um dos passos mais importantes para a maioria dos profissionais recém-formados. Embora não seja obrigatória, sem a especialização, o médico só poderá atuar como clínico geral. Por isso, muitos estudantes em final de curso quebram a cabeça para encontrarem uma especialidade médica.

Assim como na época do vestibular, nem todos conseguem ter uma clara visão de qual carreira seguir, mesmo depois de realizar seis anos da Faculdade de Medicina. Para quem ainda não conseguiu escolher uma Residência Médica, nós criamos esse artigo destacando alguns fatores a serem levados em consideração para a decisão.

Como funciona a Residência Médica?
O programa tem objetivo de preparar os médicos recém-formados para atuação no mercado de trabalho, garantindo um elevado padrão de excelência no atendimento. Durante a especialização, os estudantes são orientados por médicos do mais alto nível acadêmico e profissional. Ao ajudarem na resolução de casos reais, os alunos ganham maior experiência e os conhecimentos técnico-científicos fundamentais para exercerem a profissão.

Fatores que influenciam a escolha da Residência Médica

Perfil
A forma como a escolha é feita é individual e de foro íntimo. Por isso, o primeiro passo para escolher a Residência Médica é realizar um exercício de autoconhecimento. Quais são suas principais qualidades e pontos fracos? Você lida bem com as pessoas ou prefere fazer o seu trabalho sem tanto contato com os pacientes? Ficar de plantão e sobreaviso é um problema? Prefere ambientes abertos ou consegue trabalhar bem na UTI?

Ao responder todas essas perguntas acima, encontrar a decisão certa passa a ser um processo bem mais simples, pois poderá cruzar essas informações com as características de cada uma das especialidades que cogita realizar.

Remuneração
Segurança financeira é um ponto essencial para decidir-se entre as Residências Médicas possíveis. Quem olha apenas esse aspecto costuma optar por Cirurgia Plástica e Anestesia, porém, existem muitas outras especialidades que garantem uma boa remuneração.

Embora importante, esse fator não pode se opor às características do seu Perfil. Por exemplo, caso uma pessoa que deseja ter uma rotina mais cômoda escolha Anestesia, terá sérios problemas para se adaptar à profissão, já que essa área requer sobreaviso, e o profissional participará de cirurgias longas e sem qualquer previsão de término.

Local de atuação
Nem todos os médicos desejam atuar em grandes centros, o que muitas vezes é motivado pela busca por maior qualidade de vida. No entanto, em muitas cidades do interior não há demanda para especializações muito complexas, como neurocirurgia. Se optar por uma Residência mais específica, é importante ter em mente que viverá em uma cidade grande. Muitos estudantes não dão muita importância a esse fator, mas o local onde pretende viver é fundamental para uma decisão assertiva.

Preparação para prova de Residência
Depois de escolher a especialidade, o próximo passo é começar a se preparar para o exame. É neste momento que a Medcel entra para ajudar você! Nós temos diferentes cursos preparatórios para Residência Médica, que se adequam ao tempo hábil para estudo de cada aluno.

O maior diferencial da Medcel para outros cursos parecidos é sua metodologia de ensino: PERSONA – APRENDIZAGEM ADAPTATIVA. Basicamente, esse método irá indicar quais os conteúdos necessários para se preparar melhor para a prova com base no seu estilo de aprendizagem. Saiba mais sobre como essa metodologia funciona.

Matérias mais lidas

Quais áreas da medicina possuem melhores salários

Clique e leia a matéria completa

O que é necessário para ter um CRM médico?

Clique e leia a matéria completa

Saiba como escolher a seu Residência Médica

Clique e leia a matéria completa
Av. Paulista - 1776, 2º Andar 
Cerqueira César - São Paulo - SP
+55 11 3511-6161
Horário de atendimento presencial: 
De segunda a sexta das 9:00 às 18:00